Governo e prefeituras assinam contrato do programa de viabilização do metrô


overno do estado e as prefeituras de Salvador e de Lauro de Freitas deram o primeiro passo para viabilizar a operação do metrô de Salvador. Assinaram nesta segunda-feira (22), O governador Jaques Wagner, e os prefeitos ACM Neto e Marcio Paiva, o contrato do programa. 
Entre outras coisas, o acordo prevê que o Estado viabilize a conclusão da Linha 1 do metrô (Lapa a Pirajá) e a implantação da Linha 2 do metrô (Paralela a Lauro de Freitas), além de definir as regras de administração. Também foi assinada a transferência para o Governo da Bahia da administração da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), responsável pelos trens do subúrbio.

Foi definido ainda que a tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus de Salvador será de R$ 1,10. O contrato também estabelece que a administração da Estação Pirajá ficará sob a responsabilidade do governo estadual, enquanto a Estação da Lapa será administrada pela prefeitura.

A previsão é que o Edital de Licitação do metrô seja publicado em 20 dias. Segundo o governador, o sistema agora com o acordo assinado será colocado em funcionamento.

O modelo de gestão adotado é de Parceria Público Privada (PPP). "Essa ferramenta de gestão PPP já se mostrou muito eficaz em outras ações do governo, como Hospital do Subúrbio e Arena Fonte Nova. É um modelo eficiente e que vai nos ajudar a resolver o problema de mobilidade urbana de Salvador e Lauro de Freitas”, afirmou o governador.

*Ibahia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.